Biblioteca de componentes JSF para Interfaces Ricas

 

Tecnologia RIA

rich-internet-application-development-service
As bibliotecas de componentes para interfaces ricas do JSF baseiam-se no modelo e conceito de uma tecnologia criada em 2002 pela Macromédia, denominada Rich Interface Application (RIA).
O objetivo da tecnologia RIA foi trazer para o ambiente web características e funcionalidades, até então, apenas existentes em aplicações desktop e proporcionar ao usuário uma experiencia agravável.
As vantagens de se utilizar soluções RIA não se limita à interface visual. Este padrão tecnológico proporciona muitos outros benefícios, atualmente, indispensáveis nas aplicações web, tais como a possibilidade de executar processamento assíncrono, ou seja, sem necessidade de recarregar a página, diminuição no trafego de rede, redução da complexidade no desenvolvimento das aplicações, etc.
O JavaServer Faces foi construído, desde o início, com uma arquitetura extensível baseada em componentes, a fim de possibilitar o uso de bibliotecas RIA que fornecessem recursos adicionais ao desenvolvedor.
Foi assim que desse a primeira versão do JSF várias empresas começaram a desenvolver e disponibilizar suites de componentes para o desenvolvimento de aplicações JSF.
O uso de bibliotecas de componentes que incrementam o poder visual do JSF tornou-se uma prática comum, por diversos motivos. Entre estes podem ser assinalados os seguintes:
Os componentes visuais nativos do JSF são poucos e muito simples, quase rústicos.
Todos os suites, hoje, possuem um modelo nativo de requisições AJAX
Os suites possuem suporte nativo para o uso de temas(skins), entre outras virtudes.
As soluções RIA de bibliotecas de componentes mais referencias no mercado dos últimos anos e que auxiliam bastante no trabalho dos desenvolvedores que utilizam o JAvaServer Faces são:
RichFaces, Primefaces, ICEFaces, OpenFaces, Oracle ADF, Apache MyFaces e o BootsFaces.
O Apache MyFaces compreende os subproejctos MyFaces Trinidade, MyFaces Tobago e MyFaces Tomahawk.

Primefaces e Boots Faces

primefaces-logo

 

De entre as APIs citadas a que mais se desta pela sua popularidade e alinhamentos padrão com as ultimas versões do JavaServer Faces é o Primefaces. Em termos práticos o Primefaces destaca-se como o suite de referência para a implementação de aplicações com o JavaServer Faces.

bsf_logo
Em Dezembro de 2016 apareceu no mercado o BootsFaces. O BootsFaces é o mais recete Framework RIA para o JavaServer Faces e basea-se no Bootstrap e no JQuery UI.
De lembrar que o Bootstrap foi criado pela Equipe do Twitter e é um framework front-end de código aberto que vem se tornando popular por facilitar o desenvolvimento Web.

O Bootsfaces, tal como o Bootstrap, está mais voltado para a estrutura e layout das paginas e pode ser usado com o Primefaces.
O principal foco e objectivo do BootsFaces é fornecer recursos ao desenvolvedor no sentido de conseguir implementar sites ou sistemas bem desenhados com pouco esforço. É um framework muito menor em relação aos demais frameworks de componentes JSF.

Deixe um comentário