Aprenda a programar em 5 minutos

download

O que é preciso para aprender a programar? Por onde começar?
É uma questão recorrente e por vezes quase desesperada de pessoas que querem começar a trilhar o mundo da programação ou até mesmo de pessoas que já têm algumas horas de voo mas estão sem grandes certezas do rumo que o voo está a tomar.

Uma resposta bem elaborada poderia sugerir um esquema bem escalonado a seguir… e tudo começaria por sugerir que a pessoa tem que começar por aprender algoritmia, gostar(para não dizer saber) de matemática e aos poucos o discurso iria para a estruturas de programação, etc.
Eu estou a elaborar uma sugestão menos técnica e uma resposta que beira ao absurdo. Para já esta resposta se consubstancia em dizer:
Eu posso ensinar-te a programar em 5 minutos… mas depois você tem que aceitar (primeiro) que quer e vai estudar o resto da vida.
Em 5 dicas esclareço a minha posição.
1) Programar é uma atividade artesanal (mesmo quando se usam frameworks). Esta atividade requer prática contínua e interação com uma comunidade ou pessoas que programam ou gostam de programar.
2) Você pode começar por onde quiser. Mas depois vai acabar descobrindo o início. No fundo há dois inícios. Um quando você decide começar a programar… e então você começar a programar de algum ponto. Este ponto te levará ao ponto inicial que no fundo depende da tua experiencia e conhecimentos anteriores. Todos os conhecimentos são importantes na área de programação.
Por exemplo se você sabe Economia saberá raciocinar sobre esta área. Programar é fundamentalmente um exercício de raciocínio, busca de soluções e implementar esta solução… No fundo você tem que saber fazer algo e saber como se faz… e depois implementas.

Linguagem de Programação - Site ProgramacaçãoProgressiva
3) Ah! Sim para implementar é necessária uma linguagem de programação. Aqui entra a discussão do tipo Cristiano Ronaldo VS Leonal Messi, Maradona VS Pelé, etc.
Qual é a melhor linguagem de programação? A minha resposta é depende de onde você se encontra, do teu contexto e do problema que deves resolver. Se estás a começar comece com uma linguagem de programação da qual tens alguma literatura e existem pessoas que te podem servir de auxilio… depois podes descobrir outro início( mas neste início já não vais precisar começar do início, você já está iniciado)… Você so tem que (i)migrar e não se preocupe, não tem fronteira com os EUA de Trump. Não você não vai encontrar um muro.
4) Nos livros por vezes aparece a tentadora ideia de divisão de tarefas entre programador Front End, programador de Back End e DBM (Data Base Administrador) que podemos traduzir, forçando, em programador de base de dados.
Se você está a começar estas identidades se confundem(e creio que seja necessário) num único ser que é você. Você tem que saber um pouco de Base de Dados e SQL. Se ouvir falar de NoSQL ou Big Data, finja que ouviu alguém a falar numa língua estranha. Não se preocupe. Para quem está a começar o SQL é palavra de vida eterna até descobrir de facto que não é. Mas descobre isto vivo. Portanto, SQL é palavra de vida. Pode tirar fora o eterna.
5) A ultima dica… conto uma historia ou estória. Não sei bem. Mas é o seguinte:
Conta-se que um senhor dirigiu-se a um Rabino e pediu que este lhe explicasse o Talmd (ou Talmude) em 5 minutos. O Rabino enfurecido pela ousadia correu com o senhor.
No entanto havia na região outro rabino famoso pela sua compostura. Um homem de grande tranquilidade.
O homem dos 5 minutos dirigiu-se a este Rabino. O velho ancião, como sempre manteve a compostura e a calma. Aceito o desafio de explicar em 5 minutos o conteúdo do livro sagrado dos judeus, um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo…
Mas antes disse ao senhor. Eu explico-te em 5 minutos o Talmud, mas você deve estudar o Talmud por toda a vida.
É mais ou menos o mesmo que diria. Alguém pode ensinar o caminho da programação em 5 minutos… você tem que estudar o resto da vida. Programar é uma arte artesanal. Exige manualdade (mãos e manuais) e paixão.

… Eu continuo a estudar.

livros-programacao

2 comments

Deixe um comentário